Brandobaris
Mestre do Disfarce, trapaceiro irrepreensivo
Símbolo: Pegada de Halfling
Plano: Campos Verdes
Alinhamento: Neutro
Portfolio: Disfarce, roubo, aventurar-se, rogues halfling
Worshipers: Aventureiros, bardos, halflings, correr risco, rogues
Alinhamentos Do Clerigo: CN, N, Ne, Ng, LN
Domínios: Halfling, Sorte, Viagens, trapaça
Arma Favorecida: "escape" (dagger)
Brandobaris (bran-doe-bair-iss) é o mais alto dos deuses halflings. Esta constantemente planejando, curioso, desatento e preocupado consigo mesmo. Brandobaris faz poucos inimigos, como sua sagacidade, encanto, olhares bons, e a abilidade ao trabalho poucas aventuras que dão errado. Há rumores de uma aliança romantica com Tymora e que isso pode ser responsavel pela legendaria sorte de Brandobaris. Algumas historias falam de Brandobaris enganando dagoes, escapando de cultos a hordas maleficas com sacolas cheias de tesourps e até penetrando sorrateiramente na Cidade de Myrkul para resgatar a alma de dez mil escravos inocente, deixando em troca um vaso de flores e uma caixa de doces de chocolate. Halflings pés leves adoram ele.
Embora a maioria de halflings (particularmente crianças) amem as histórias de suas façanhas, prefirem mais que tais eventos ocorram tão distante e afastado de suas comunidades como possível. Muitas comunidades dos coraçoes valentes desanimam sua adoração e seu culto é visto como uma perversão do mundo civilizado.
HISTORIA/RELACIONAMENTOS: Brandobaris se da bem com a maioria de seu panteão. Ele especialmente gosta da atenção de Tymora. Seu senso de alegria e sua obceção por colocar-se em perigo fez com que ele ganhasse respeito de seus companheiros como Garl Glittergold, Baervan Wildwanderer, Erevan Ilesere e Vergadain. Ele respeita Mask mas a crueldade do Deus das sombras evita que tenham uma verdadeira amizade. As façanhas de Brandobaris angariaram o respeito de Beshaba e de Urdlen. Não tem nenhum amor para Abbathor, ve este como um ganancioso. De sua parte, Abbathor pensa ser Brandobaris um deus digno de pouca consideração.
DOGMA: Procure o excitamento e o perigo onde quer que seus pés levem voce, porque os riscos conduzem às maiores recompensas. Vá pela trilha e nao pelo tesouro porque ganancia obscurece o verdadeiro premio que é a experiencia. No fim o halfling mais selvagem é mais honrado aos olhos do Trapaceiro Irrempreensivo.